Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Saúde

Piauí tem aumento de 351,7% em casos de dengue, aponta Sesapi

Segundo o órgão, 24 municípios estão em situação de alto risco

Publicado por: Lilian Oliveira 04/04/2022, 17:27

O Piauí está enfrentando uma epidemia de dengue, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesapi). O Estado registrou um crescimento de 351,7% na incidência de casos da doença. 

Conforme os dados do boletim epidemiológico da 12ª Semana Epidemiológica – 2022, de janeiro a março deste ano foram registrados no estado 761 casos, em 96 cidades piauienses, no ano passado foram confirmados 262 casos da doença.

O mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti (Foto: Reprodução)

No estado, 24 municípios estão em situação de risco alto para a dengue e 83 cidades se encontram em estado de alerta para a doença, sendo que cinco municípios estão com maior índice de infestação, são eles; Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurguéia, Fartura do Piauí e Marcos Parente.

“Esses números conseguimos observar através dos nossos sistemas e nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença, por isso pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, lembrou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Segundo a Sesapi, entre as ações para combater o Aedes Aegypti está a utilização do carro fumacê e a disponibilização do produto que mata a larva do mosquito para os municípios através das regionais de saúde. 

Criança de 9 anos morre de dengue 

No dia 27 de março, uma criança de 9 anos, identificada como Lucas Manuel, faleceu em decorrência da dengue em Teresina. Ela estava internada em um hospital privado do município, e era da região sudeste da capital.

No entanto, a primeira morte foi registrada na segunda semana de março. A vitima, de identidade não revelada, também era de Teresina.

Matéria relacionada: 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM