Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Piauí registra quarto caso confirmado de varíola dos macacos, informa Sesapi

Pessoa infectada é um homem natural de Teresina; outros três casos ocorreram na capital, em Batalha e em Parnaíba

Publicado por: FM No Tempo 30/08/2022, 08:41

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta segunda-feira (29) o quarto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. A pessoa infectada é um homem, de idade não informada, natural de Teresina.

O caso se junta aos outros três previamente registrados no Piauí, todos igualmente do sexo masculino, em Teresina, Batalha e Parnaíba (a 165 km e 338 km, respectivamente, da capital).

Varíola dos macacos infecta quarta pessoa no Piauí (Foto: Reprodução)

Ainda na segunda, a Sesapi lançou oficialmente o Painel Epidemiológico Monkeypox, disponível em seu site oficial. No painel, é possível ter acesso aos números de casos notificados, suspeitos, prováveis, descartados, confirmados e óbitos da doença.

No relatório consta 71 casos notificados, 48 suspeitos, dois prováveis e 17 descartados, além dos quatro já confirmados. Dentre os últimos, dois são de homens entre 20 e 29 anos; um entre 30 e 39 e outro de 40 a 49 anos.

De acordo com a pasta, os casos suspeitos foram registrados nos seguintes municípios: Teresina (18), Parnaíba (6), Cajueiro da Praia (4), Novo Santo Antônio (2), Itaueira (1), Cocal (1), Santa Luz (1), Piripiri (1), Buriti dos Lopes (1), Monsenhor Hipólito (1), Barras (1), Curralinhos (1), Picos (1), São Raimundo Nonato (1), Boa Hora (1), Cristino Castro (1), Pedro II (1), Simões (1), Esperantina (1), São Pedro do Piauí (1), União (1) e Agricolândia (1).

O secretário de Saúde, Néris Júnior, afirma que os números serão atualizados automaticamente. “À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e o painel é atualizado. Basta acessar o site e clicar em Painel Epidemiológico Monkeypox”, declara.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM