Banner de Aniversário

Educação

Governador Wellington Dias discute demandas da Uespi em reunião com reitor e secretários

Em pauta foram discutidos as demandas emergenciais da instituição

Publicado por: Wanderson Camêlo 30/09/2019, 15:12

Em pauta foram discutidos as demandas emergenciais da instituição- Foto: Reprodução

O governador do Estado, Wellington Dias, esteve reunido, nesta segunda-feira (30), com a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e secretários de Estado para tratar de demandas emergenciais da universidade. Em pauta, foram discutidos: pagamento dos  terceirizados, atualização das bolsas dos estudantes, atuação dos preceptores de Medicina em hospitais públicos e déficit de professores.

Segundo o reitor Nouga Cardoso, todas as pautas foram bem encaminhadas. “Na questão do serviço terceirizado, já temos um posicionamento da Secretaria de Fazenda de que já vão agilizar pagamentos para que as empresas possam atualizar os salários dos prestadores de serviço. Também foi acertado que o governo vai fazer o repasse para as monitorias”, afirmou.

Sobre os hospitais-escolas, o reitor destacou que a Administração Superior vai se reunir com os professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o secretário de Estado da Saúde e mais dois representantes estudantis para discutir como será feito o uso dos hospitais escolas pelos estudantes da Uespi e como será efetivado o pagamentos dos preceptores que atuam nos hospitais.

O governador Wellington Dias ressaltou que a reunião teve como objetivo efetivar as discussões já tidas em momentos anteriores. “O objetivo é que a gente tenha os investimentos que estavam previstos na programação, como a garantia de uma adequação que permita uma solução para as disciplinas que estão em aberto. Nós estamos impedidos de realizar concurso devido a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), então precisa ser feito com contratação temporária”, destacou.

Segundo ele, será encaminhado um projeto de lei  para Assembleia que permita um plano de readequação da Uespi, para que seja sanado a falta de professores na instituição. “O que depender da Fazenda, do Planejamento, do Contábil, vamos fazer. Mesmo nesse momento de dificuldade, a Uespi é sim uma prioridade”, finalizou.

Na reunião, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Governo, Secretaria de Saúde, do Planejamento e da Fazenda, além deles pró-reitores da Uespi e Assessoria Jurídica.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM