Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Educação

Seduc avalia primeiro dia de provas do Enem no Piauí: “Aplicação tranquila”

Apesar de eventuais ocorrências, coordenadora considera realização do exame dentro da normalidade

Publicado por: FM No Tempo 23/11/2021, 09:59

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o seu primeiro dia de provas no último domingo (21). No Piauí, a aplicação do exame correu de forma tranquila, segundo Viviane Carvalhedo, coordenadora do programa pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A gestora concedeu entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta terça-feira (23) e garantiu que não houve registros de grandes transtornos.

Gestora da Seduc resume primeiro dia e faz projeções para o segundo (Foto: Teresina FM)

Entretanto, alguns casos pontuais relacionados à energia elétrica, como o furto da fiação da escola Caluzinha Freire, em Teresina, causaram ligeiros desconfortos aos candidatos e profissionais envolvidos com a prova. “A Seduc prontamente disponibilizou um transporte para os 90 participantes que estavam no local, os quais foram transferidos para a Escola Municipal Lea Leal, onde enfim puderam realizar o exame”, contou Viviane.

A coordenadora também destacou uma queda energia em Uruçuí, que durou cerca de dois minutos e não atrapalhou a aplicação do Enem, e uma interrupção de energia em Floriano; a última perdurou durante 50 minutos e houve a necessidade de acionar a Equatorial. No fim, o tempo de prova dos candidatos foi ampliado por igual período.

Viviane reforçou que o Piauí apresentou a segunda maior taxa de presença do país, com 78,8% dos inscritos tendo comparecido ao primeiro dia. Somente o Rio Grande do Norte registrou números melhores, e ainda assim ficou apenas a 0,1% de distância. “O índice de participação foi um pouco menor no exame digital (30%), embora a versão tenha sido realizada por cerca de 1.500 candidatos. Tivemos também três mandados de prisão, dois na versão tradicional e um na virtual”, apontou a gestora.

Ao término da entrevista, a coordenadora ressaltou a semana de intensa preparação para o segundo e último dia exame, no qual os estudantes resolverão 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. A Seduc organizará três revisões gerais: a primeira se iniciou às 8h desta terça, a posterior será realizada no Liceu Piauiense, na quarta-feira (22), e a terceira acontecerá na U.E. Helvídio Nunes na quinta-feira (23). Ainda na quinta, o Corujão da Vitória encerrará os preparativos para o Enem. Todos os eventos contarão com transmissão on-line pelas redes virtuais da secretaria.

Sobre as quedas de energia ocorridas no interior do Piauí, a Equatorial divulgou uma nota de esclarecimento:

A Equatorial Piauí informa que a falta de energia relatada em Uruçuí, na Unidade Escolar José Patrício Franco, equipes de plantão especializadas se deslocaram até a escola às 11h25 da manhã, onde foi identificado problema de curto circuito na rede. As equipes presentes realizaram manutenção corretiva na rede e regularizaram o fornecimento às 12h02 na escola.

Sobre a ocorrência registrada na Escola estadual Ceti Bucar Neto, em Floriano foi ocasionada por defeito interno causado no quadro de distribuição. Equipes da Equatorial estiveram na escola no início da noite para prestar apoio à equipe de eletricistas locais da escola para normalização do fornecimento de energia que ocorreu as 18h45h de domingo (21).

Durante toda a prova, equipes da distribuidora estiveram em locais estratégicos conforme plano de atuação deste ano, o que facilitou a chegada rápida aos locais e que durante os dias de prova contará com aproximadamente 176 equipes de campo mobilizadas e mais de 500 profissionais empenhados em proporcionar uma plena realização das provas nestes dois finais de semana.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM