Banner de Aniversário

Educação

Strans anuncia aumento na frota de ônibus de Teresina durante retorno às aulas presenciais

De acordo com o órgão, número de veículos passará de 182 para 250 a partir de segunda-feira (7)

Publicado por: FM No Tempo 02/02/2022, 08:01

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou nesta terça-feira (1º) que aumentará a frota de transporte público de Teresina para 250 ônibus a partir da próxima segunda-feira (7). Atualmente, de acordo com o órgão, 182 veículos circulam em todas as zonas da capital.

Foto: Divulgação/Strans

A medida foi adotada devido ao retorno das aulas presenciais nas instituições de educação básica e superior, bem como a reabertura das atividades econômicas.

O gerente de Planejamento do Transporte Público da Strans, Felipe Leal, reuniu-se nos últimos dias com diferentes consórcios a fim de apresentar a nova demanda.

“Emitimos ofícios a todas as empresas para cumprirem a ordem de serviço a partir do dia 7. Caso isso não ocorra, serão notificadas e podem ter de pagar multa”, esclareceu.

Ainda segundo Leal, os terminais de integração seguem fechados e as rotas dos ônibus serão feitas nos bairros da capital.

Aulas presenciais

Educação básica

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se mobilizou para organizar o retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino do Piauí, atendendo à determinação do Comitê de Operações Emergenciais (COE). Segundo o secretário Ellen Gera, a volta está programada para ocorrer na próxima segunda.

Foto: Divulgação/Seduc

Na visão do gestor, diante da ascensão de variantes da Covid-19, síndromes gripais e outras doenças, é crucial que não haja flexibilização dos protocolos. Dessa forma, devem ser cumpridos com rigor as mesmas medidas: uso de máscara, higienização das mãos, sanitização dos ambientes e distanciamento mínimo de 1 metro dentro da sala de aula.

Além disso, haverá ainda a exigência do cartão de vacinação para os estudantes acima de 12 anos, professores e demais funcionários.

Educação superior

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) definiu, em sessão do Conselho Universitário (Consun) ocorrida em 18 de janeiro, os detalhes do protocolo de biossegurança para retorno às aulas do semestre 2021.2, que também iniciam na segunda-feira.

Foto: Divulgação/UFPI

Os estudantes terão disciplinas no formato híbrido (remoto e presencial). Em um primeiro momento, a UFPI decidiu não exigir o passaporte vacinal em um primeiro momento, cobrando o certificado apenas no momento de realização da matrícula.

No entanto, após ser alvo de críticas por parte do corpo docente e discente, a instituição voltou atrás e anunciou que cobrará o passaporte para o ingresso em seus campi. Além disso, solicitou 1.500 testes de Covid-19 à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que cederá o material ao Hospital Universitário (HU).

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM