Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Esporte é Notícia #34: Bicampeão da Bahia chega ao Altos e jogadores do Fla-PI deixam CT do clube

Jogos de volta das semis do Piauiense esquentam meio de semana; auxiliar é agredida durante partida no Espírito Santo

Publicado por: FM No Tempo 12/04/2022, 09:39

Novo técnico do Altos

O Altos foi rápido no gatilho ao anunciar o substituto de Carlos Rabelo no comando da equipe: Agnaldo Liz, que conquistou o bicampeonato baiano com o Atlético de Alagoinhas neste domingo (10), aceitou proposta da diretoria do Alviverde e será o terceiro treinador do clube piauiense na temporada 2022.

Foto: Letícia Martins/E.C. Vitória

Além da equipe sensação da Bahia, o treinador acumula passagens por Vitória, Fluminense de Feira-BA, Campinense-PB, CSA-AL, Sampaio Corrêa-MA e Ituano-SP. Como jogador, foi campeão da Libertadores de 1999, atuando como zagueiro do Palmeiras.

Agnaldo irá estrear à beira do gramado frente ao Parnahyba, pela partida de volta das semifinais do Campeonato Piauiense, marcada para quarta-feira (13), às 16h, no Lindolfo Monteiro, em Teresina. A Manga Mecânica precisa vencer por três gols de diferença para avançar à final do Estadual.

A contratação do técnico ocorreu apenas 12 horas após a demissão de Carlos Rabelo, que não resistiu à derrota na estreia da Série C do Brasileirão, por 3 a 1, diante do Botafogo-SP, e foi dispensado pelos cartolas do Jacaré ainda no domingo.

Durante dois meses no comando da equipe, o ex-treinador disputou 18 partidas; venceu oito, empatou seis e perdeu quatro. Levou o Alviverde às semifinais do Piauiense e à terceira fase da Copa do Brasil, além de cair na primeira fase da Copa do Nordeste, na qual terminou em 7º lugar no Grupo B.

Campeonato Piauiense

Fluminense-PI x 4 de Julho

Como gostam de empatar! Adivinhem o placar do jogo de ida das semifinais do Piauiense entre Fluminense-PI e 4 de Julho: mais uma vez, 1 a 1.

Foto: Silvio Vieira/4 de Julho E.C.

É a terceira vez que as equipes registram esse mesmo resultado na edição de 2022. No sábado (9), Mário Sérgio marcou para o Vaqueiro e Mauro deixou tudo igual para o Colorado; ambos em cobranças de pênalti.

Na partida decisiva, que irá ocorrer nesta terça-feira (12), às 15h45, no Lindolfinho, o clube de Piripiri não poderá se contentar com o empate: caso nenhum dos dois times vença, o Flu-PI avança, já que possui a vantagem de dois resultados iguais por ter feito melhor campanha na fase inicial do Estadual.

Dessa forma, apenas a vitória importa para o 4 de Julho, que deseja voltar à final após conquistar a taça pela quarta vez diante do Picos, em 2020. O Tricolor também pretende disputar novamente o troféu do Piauiense; em 2021, foi superado pelo Altos e perdeu a chance de faturar o título inédito.

Altos x Parnahyba

Será que dá para o Altos? O Jacaré receberá o Parnahyba, em Teresina, na quarta, em busca de reverter o revés amargo na partida de ida: 3 a 0. Para seguir à decisão, precisará impor uma vantagem de três gols à equipe do litoral do Piauí, uma vez que realizou melhor campanha na primeira etapa do torneio.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

No entanto, o Alviverde atravessa um momento delicado: além da derrota para o Tubarão, perdeu também a partida de estreia na Terceira Divisão nacional contra o Botafogo-SP. No mesmo dia, Carlos Rabelo se despediu do cargo de treinador e deu lugar a Agnaldo Liz, que viverá seu desafio inaugural justamente frente ao Azulino.

Como se não fosse o suficiente, o atual campeão do Piauí conta ainda com seis jogadores no departamento médico, inclusive o centroavante Betinho, artilheiro da Manga Mecânica com 10 gols, que se recupera de uma lesão no tornozelo.

Já o Parnahyba vive um romance com a torcida: foi de candidato ao rebaixamento a um dos quatro melhores participantes do Piauiense e tem demonstrado toda a sua força nos jogos em casa, no estádio Pedro Alelaf. Agora longe de seus apoiadores, tem a missão de administrar o placar construído na ida e selar a primeira classificação à final desde 2017.

Jogadores do Flamengo-PI

A tragédia vivida pelo Flamengo-PI há mais de uma década ganhou capítulos perturbadores entre o final do ano passado e o início deste ano. Na última quarta-feira (6), um vídeo no qual jogadores do Rubro-Negro denunciam as condições precárias do centro de treinamento do Piauí, onde o clube está instalado, repercutiu nas redes sociais.

Foto: Divulgação/MPT-PI

Diante da situação dos atletas, o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) resolveu intervir e intermediou as negociações entre o elenco e a diretoria do Fla-PI, garantindo o repasse de metade dos salários atrasados e passagens de retorno às cidades de origem.

“Já sabíamos de antemão que a instituição não possuía condições de participar do Estadual. A dívida total, que já era muito alta, só iria aumentar, como de fato ocorreu, e causar transtornos tanto aos atletas quanto à imagem do futebol piauiense. É necessário que haja uma reestruturação adequada”, afirmou o procurador do Trabalho Edno Moura.

Além dos débitos financeiros, a vistoria do MPT-PI também constatou a falta de estrutura do CT, cujos dormitórios e outros cômodos como cozinha e banheiros não apresentavam índices mínimos de salubridade.

Foto: Divulgação/MPT-PI

“Nosso objetivo agora é fazer com que o Flamengo-PI pague as demais verbas devidas aos trabalhadores, ou seja, o restante dos salários, mas também os recursos de natureza rescisória, que ainda devem ser quitados”, frisou Moura.

Em setembro de 2021, o tradicional clube de Teresina foi proibido pela Justiça do Trabalho de disputar competições esportivas em função do acúmulo de dívidas trabalhistas.

Após uma reviravolta, o Rubro-Negro conseguiu reverter a decisão e garantiu presença no Piauiense de 2022, apenas para registrar a pior campanha de sua história, com 13 derrotas em 14 partidas, e terminar na lanterna da tabela, sendo rebaixado à Série B do Estadual pela terceira vez.

Agressão a auxiliar no ES

Um incidente lamentável manchou a partida de volta das quartas de final do Campeonato Capixaba entre Nova Venécia e Desportiva Ferroviária, ocorrida no domingo, no Espírito Santo.

O treinador da Ferroviária, Rafael Soriano, acertou o rosto da auxiliar de arbitragem Marcielly Netto com uma cabeçada, logo depois do fim do primeiro tempo, após um desentendimento entre os atletas das duas equipes. Segundo o técnico, que negou a agressão, ela teria empurrado um de seus jogadores.

Foto: Reprodução/Instagram

Imediatamente após o término do jogo, vencido pelo Nova Venécia por 3 a 1, o clube visitante anunciou nas redes sociais o desligamento do ex-comandante, bem como divulgou uma nota de repúdio ao episódio de violência e manifestou solidariedade à auxiliar agredida.

Na manhã desta segunda-feira (11), o Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) suspendeu Soriano, de forma preventiva, pelo prazo mínimo de 30 dias, de qualquer atividade que envolva o futebol. A punição pode ser prolongada por mais seis meses.

Brasileirão Série A

Um dos campeonatos mais disputados do mundo retornou neste final de semana para a sua 66ª edição. Entre sábado e domingo, os vinte clubes da Série A do Brasileirão foram a campo para darem o pontapé inicial em suas campanhas na elite nacional.

No sábado, o Flamengo, vice-campeão em 2021, visitou o Atlético Goianiense no Antônio Accioly, em Goiânia, e saiu atrás no placar graças ao gol de Wellington Rato. Bruno Henrique, em cobrança de escanteio, pulou para desviar, de cabeça, a bola às redes do Dragão e empatar o duelo em 1 a 1.

Foto: Divulgação/Atlético Mineiro

Já o Atlético Mineiro, vencedor do torneio no ano passado, emplacou uma convincente vitória sobre o Internacional, por 2 a 0, com dois gols do atacante Hulk, que volta a figurar entre os nomes mais frequentes na lista de artilheiros.

Em visita ao Rio de Janeiro, o Corinthians derrotou o recém-promovido Botafogo por 3 a 1, com tentos de Paulinho, Mantuan e Lucas Piton; de pênalti, Diego Gonçalves descontou para o Fogão. Outro paulista que se deu bem foi o São Paulo, que goleou o Athletico Paranaense por 4 a 0, em casa, em um show particular do centroavante Calleri, autor de três gols.

Veja os demais resultados da 1ª rodada:

Fluminense 0 x 0 Santos (Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, 09/04)

Palmeiras 2 x 3 Ceará (Allianz Parque, São Paulo, SP, 09/04)

Coritiba 3 x 0 Goiás (Couto Pereira, Curitiba, PR, 10/04)

Fortaleza 0 x 1 Cuiabá (Castelão, Fortaleza, CE, 10/04)

Avaí 1 x 0 América Mineiro (Ressacada, Florianópolis, SC, 10/04)

Juventude x Red Bull Bragantino (Alfredo Jaconi, Caxias do Sul, RS, 11/04)

Copa Libertadores

As emoções do troféu mais prestigiado da América do Sul também estão garantidas para essa semana. Os clubes brasileiros encaram novos adversários na segunda rodada do torneio continental em busca da “glória eterna”.

Foto: Divulgação/Conmebol

Nesta terça, às 21h30, o Flamengo recebe o Talleres-ARG no Maracanã com pretensões de ampliar a sequência de vitórias no Grupo H. No mesmo horário, o Palmeiras enfrenta o Independiente Petrolero-BOL, no Allianz Parque, cheio de confiança após a goleada de 4 a 0 na estreia.

Na quarta, dois confrontos de encher os olhos dos amantes do esporte bretão: o clássico mineiro entre Atlético e América, às 21h, no Mineirão, e uma das partidas mais aguardadas da fase inicial: River Plate-ARG e Fortaleza, também às 21h, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Por fim, no mesmo dia e horário, o Corinthians recepciona o Deportivo Cali-COL na Neo Química Arena.

Copa Sul-Americana

Claro que o segundo escalão do futebol sul-americano não poderia ficar de fora. Além da Libertadores, a Sul-Americana estará on no meio da semana, para a alegria dos apaixonados por duelos alternativos.

Foto: Divulgação/Santos F.C.

Embalado pela vitória de virada sobre o “rei de copas” Independiente-ARG na estreia, o Ceará volta as atenções para a segunda rodada do torneio, na qual medirá forças com o Deportivo La Guaira, na Venezuela, às 19h15 desta terça. Outro destaque do dia, o Atlético Goianiense viaja à Argentina para encarar os hermanos do Defensa y Justicia, às 21h30.

Três partidas agitam a quarta-feira: Santos e Universidad de Quito-EQU duelam na Vila Belmiro, enquanto Racing e Cuiabá se encontram na cidade argentina de Alvellaneda; ambos os confrontos ocorrem às 19h15. Vindo da Libertadores, o Fluminense visita o Junior Barranquilla-COL às 21h30.

Confira o quadro completo no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (12):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM