Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Esporte é Notícia #42: Três piauienses se garantem no Pré-Nordestão e jovem quer disputar torneio de atletismo no Rio

FFP define modelo de disputa do Piauiense Sub-20; Fortaleza e Ceará fazem bonito e avançam nas competições sul-americanas

Publicado por: FM No Tempo 26/05/2022, 09:18

Copa do Nordeste 2023

O torneio regional mais querido do futebol brasileiro já conhece todos os seus competidores para a próxima edição. Um total de 36 clubes irão disputar a Copa do Nordeste de 2023, a iniciar pela fase preliminar, que deve ser realizada ainda neste ano.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Dessa vez o Piauí contará com quatro representantes no Nordestão, uma vez que o 4 de Julho herdou a vaga do Campinense, campeão paraibano, como um dos três nordestinos melhores colocados no Ranking da CBF independentemente do estado de origem.

A Pré-Copa é dividida em três etapas: na primeira e na segunda, as equipes se enfrentam em jogos únicos; somente na terceira e última há o sistema de ida e volta. Nessa fase, entram 24 times e saem apenas quatro, que se juntam aos 12 previamente classificados aos grupos.

Na primeira etapa, o Altos, melhor ranqueado do Piauí, tem o direito de mandar a partida em seus domínios, enquanto o vice-campeão estadual Parnahyba e o 4 de Julho decidem suas vagas fora de casa.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

Já nas fases seguintes, os piauienses assumem obrigatoriamente a condição de visitantes. Apenas o campeão estadual Fluminense-PI está garantido na fase de grupos. A data do sorteio dos duelos ainda será divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 2022, Flu-PI e River-PI representaram o Piauí no Pré-Nordestão. O Vaqueiro caiu logo na primeira etapa, enquanto o Galo avançou à segunda, apenas para também ser eliminado. Nos grupos, o Altos se despediu na sétima colocação de sua chave e não repetiu a boa campanha de 2021, quando alcançou as quartas de final.

Veja todos os 36 clubes participantes:

Fase preliminar

Primeira etapa (Mandantes)

Altos, Floresta-CE, Globo-RN, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Moto Club-MA, Salgueiro-PE, Treze-PB

Primeira etapa (Visitantes)

4 de Julho, ASA-AL, Bahia de Feira-BA, Caucaia-CE, Cordino-MA, Falcon-SE, Parnahyba, Retrô-PE

Segunda etapa (Mandantes)

América-RN, Botafogo-PB, Confiança-SE, CSA-AL, Ferroviário-CE, Juazeirense-BA, Santa Cruz-PE, Vitória-BA

Fase de grupos

ABC-RN, Atlético de Alagoinhas-BA, Bahia, Campinense-PB, Ceará, CRB-AL, Fluminense-PI, Fortaleza, Náutico-PE, Sampaio Corrêa-MA, Sergipe, Sport Recife-PE

Campeonato Piauiense Sub-20

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) promoveu na tarde desta quarta-feira (25) o arbitral de mais uma competição de base, o Estadual Sub-20.

Ao todo, 12 clubes irão participar do torneio, incluindo o atual campeão Fluminense-PI, que caiu no Grupo B, juntamente de Cori-Sabbá, Ferroviário, Parnahyba, Picos e River-PI.

Foto: Aldo Carvalho/Fluminense E.C.

No Grupo A estão Altos, Comercial-PI, Flamengo-PI, Oeirense, Piauí e Tiradentes-PI. O Piauiense Sub-20 será disputado em turno único, com as equipes enfrentando umas as outras dentro de suas respectivas chaves.

Os dois melhores colocados seguem para as semifinais, cujos vencedores se encaram na final. Ambas as partidas serão únicas e não possuirão vantagem do empate.

O confronto inaugural está marcado para daqui a um mês, em 25 de junho. A equipe campeã garante vagas na Copa São Paulo de Futebol Júnior, na Copa do Nordeste Sub-20 e na Copa do Brasil Sub-20; o vice fica apenas com a Copinha.

Troféu Brasil & Brasileiro Sub-23

Também tem representante do Piauí no atletismo! Eline Eduarda, de apenas 19 anos, foi convocada para disputar o Troféu Brasil & Brasileiro Sub-23, a maior competição da modalidade em toda a América Latina.

Foto: Reprodução/Instagram

O torneio será sediado no Rio de Janeiro entre 22 e 25 de junho. A jovem conquistou o lugar em seleção feita com antecedência, mas não pode arcar com as despesas previstas na viagem.

“Vou competir nas provas de 200 m e 400 m com barreira, mas os gastos com hospedagem, alimentação e passagens ficam por minha conta”, explica.

Eline então deu início a uma campanha de arrecadação nas redes sociais, a fim de que outras pessoas pudessem ajudá-la a realizar seu sonho.

Caso você queira apoiar a esportista com qualquer valor, envie um Pix para o número (86) 99511-0110.

Taça Brasil Sub-20 – Divisão Especial

O Campo Largo venceu sua segunda partida na Divisão Especial da Taça Brasil Sub-20 de Futsal, em Chopinzinho, no Paraná, e assegurou vaga no mata-mata do torneio. Na terça-feira (24), o Verdão derrotou o Sorriso, do Mato Grosso, de virada, por 4 a 2.

Foto: Mauricio Moreira/CBFS

Com a derrota do Jijoca para o Brasília por 2 a 1, a equipe do Piauí assumiu a liderança do Grupo B com seis pontos conquistados em três partidas. O único revés foi registrado justamente para o adversário do Ceará, na rodada inaugural.

A competição segue e agora o Campo Largo se prepara para encarar o Minas Tênis, pelas quartas de final, às 18h desta quinta-feira (26). Quem vencer pega São José ou o próprio Sorriso nas semifinais, que ocorrem na sexta-feira (27).

Libertadores e Sul-Americana

Por falar em Ceará, duas equipes do estado vizinho estão representando muito bem o Nordeste, no futebol de campo, a nível continental. Fortaleza e Ceará, rivais históricos e únicos nordestinos na Série A do Brasileirão, garantiram classificação às oitavas de final da Libertadores da América e da Sul-Americana, respectivamente.

Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza E.C./Felipe Santos/Ceará S.C.

Na noite desta quinta, o estreante Fortaleza visitou o Colo-Colo, no Chile, sabendo que necessitava da vitória para não ser ultrapassado pelo adversário na tabela do Grupo F. Exatamente por essa razão não tirou o pé do acelerador e o esforço em buscar o resultado desde o início foi recompensado.

Moisés (duas vezes), Romero e Yago Pikachu anotaram os gols do Leão do Pici, que ainda viu a confortável vantagem de 4 a 1 ser diminuída para 4 a 3 graças a dois gols contra do zagueiro Ceballos e um do ex-Vasco Leonardo Gil. Nada que atrapalhasse o “sonho que Liberta” de seguir vivo: o Tricolor terminou na segunda colocação da chave, atrás apenas do River Plate-ARG, e disputará o mata-mata.

Na Sul-Americana, o Ceará tinha situação mais tranquila: bastava empatar para garantir a liderança do Grupo G e partir para o abraço. Ainda assim, o Vozão não deixou de ir atrás da vitória e superou o “rei de Copas” Independiente, em pleno solo argentino, por 2 a 0, com gols de Rodrigo Lindoso e Mendoza.

Confira o quadro no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (26):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM