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Superintendente do Dnit garante manutenção do fluxo de veículos nas duas vias da Av. João XXIII

Obra de rebaixamento da avenida teve início em junho e deve ser entregue em até dois anos

Publicado por: FM No Tempo 11/07/2022, 12:58

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou, em junho deste ano, a obra de rebaixamento da Av. João XXIII, em Teresina. A reestruturação visa manter o fluxo contínuo de veículos intermunicipais, que será mantido nas duas faixas, e tem previsão de conclusão em dois anos.

Segundo o superintendente Ribamar Bastos, a garantia do tráfego nas duas faixas tem o intuito de evitar lentidão e até engarrafamentos. “Estamos alargando a avenida, nos dois sentidos, na extensão da escavação da obra a fim de, quando colocarmos o tapume para fechar o local, preservar o trânsito nas vias”, explicou em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta segunda-feira (11).

Ribamar Bastos, superintendente regional do Dnit (Foto: Teresina FM)

Nesse sentido, o gestor apontou algumas interferências encontradas pelo Dnit, as quais incluem as redes de água e esgoto, administradas pela empresa Águas de Teresina, e alguns postes no canteiro central, removidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

Antes da construção, a João XXIII contava com três vias; atualmente, uma foi interrompida e as outras duas seguem recebendo veículos e pedestres. Em relação aos viadutos, a intenção do Dnit, de acordo com Bastos, é retomar a rotatória que existia antes, nos mesmos moldes do rebaixamento da Av. Higino Cunha com a Av. Barão de Castelo Branco.

“Os motoristas que saem do Dirceu em direção ao Planalto Uruguai vão passar direto, enquanto aqueles cujo destino é o próprio Dirceu irão pegar a pista lateral direita e dobrar para o bairro sem interferência. Por fim, os que se dirigem a Altos irão passar por baixo da avenida”, pontuou.

O superintendente destacou ainda a ausência de retornos no trajeto entre a ponte do Rio Poti até à João XXIII, mais especificamente na rotatória do São Cristóvão, que representa a metade da distância da BR-343 (4,9 km), totalizando 2,5 km.

Previsão do rebaixamento da Av. João XXIII em Teresina (Foto: Divulgação/Dnit)

“Colocamos retorno específico para carretas, alargamos e sinalizamos verticalmente. Instalamos ainda cinco placas antes do Rodoanel de Teresina para advertir os veículos que chegam à capital, e mesmo assim fazem os retornos proibidos, derrubam os trilhos e arrebentam o meio-fio. O que falta é educação no trânsito”, criticou.

Quanto ao viaduto do Mercado do Peixe, Bastos reforçou que as obras serão concluídas em setembro deste ano. A construção teve início em 2019, mas foi paralisada durante a pandemia e somente foi retomada em função de determinação judicial.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta segunda-feira (11):

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