Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Proprietário de Instituto afirma que pesquisas eleitorais podem ser manipuladas

Rodrigo Melo foi entrevistado no JT2 da Teresina FM

Publicado por: Lilian Oliveira 23/08/2022, 16:39

No ano de eleições, é normal a ampla divulgação de variadas pesquisas eleitorais realizadas por diversas instituições de pesquisa. No entanto, os eleitores têm levantado perguntas acerca da disparidade dos resultados, questionando, dessa forma, a veracidade das pesquisas. 

De acordo com o proprietário do Instituto Opinar, Rodrigo Melo, em entrevista ao JT2, nesta terça (23). As instituições adotam diferentes metodologias para realizar as pesquisas. “As pessoas deveriam, a imprensa também, olhar a metodologia empregada. Ver qual foi a amostra…”, disse.

Foto: Reprodução/Teresina FM

Ele destaca que as metodologias usadas pelas instituições ficam registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A gente é obrigado a registrar, informamos qual é o passo a passo para chegar naquela amostra, quantos questionários estão sendo aplicados em cada município…”, relatou. 

O empresário afirmou que as pesquisas podem sim ser manipuladas. Para ele é importante que a população e os meios de comunicação confira sempre os resultados.  “A imprensa e a população têm direito ao acesso à informação. Eles podem fiscalizar […] No meu instituto, eu recebi centenas de ligações de partidos, políticos e imprensa, pois eles pedem para ver até o questionário aplicado”, destacou. 

Na opinião de Rodrigo Melo, levando em consideração os resultados mais recentes de pesquisas de vários institutos eleitorais, o ex-prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, ganharia a disputa para governador do Piauí se a eleição acontecesse “hoje”. 

Confira matérias relacionadas ao tema: 

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM