Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Ex-secretário de Turismo e superintendente da Setur rebatem críticas de gestores turísticos do Piauí

Representantes de municípios piauienses apontam “falta de investimentos” e “divulgação discreta” como problemas do setor

Publicado por: FM No Tempo 20/09/2022, 12:24

Matéria de Rodrigo Carvalho

Agência Nordestina de Notícias (ANN)

Essa é a sétima de uma série de reportagens sobre os desafios do futuro governador do Piauí. Na segunda-feira (19), você viu que atrações turísticas como a Serra da Capivara e a Pedra do Sal são apontados como alvos de “descaso” e “abandono” por parte da gestão estadual.

Na última matéria sobre os desafios do futuro governador no setor do turismo, você conferiu críticas de gestores turísticos de alguns municípios do estado em relação à forma como o governo do Piauí destina recursos para essa área.

Flávio Nogueira Jr., ex-secretário estadual de Turismo (Foto: Divulgação/Alepi)

Um desses gestores é o superintendente de Turismo de Parnaíba, Joca Vidal, que acusa o ex-secretário Flávio Nogueira Jr. (PT) de desviar as verbas direcionadas ao turismo para outros fins.

“Tínhamos um deputado [estadual] a cargo da Secretaria de Turismo [Setur] que aplicava todo o recurso da pasta em calçamentos e até em estradas vicinais de municípios que não possuem a menor vocação para o turismo – sequer sabemos onde ficam! –, seus colégios eleitorais nos últimos oito anos”, denuncia.

Em nota emitida por sua assessoria, Nogueira diz lamentar a postura, classificada por ele como “eleitoreira”, por parte do superintendente de renegar os investimentos realizados em Parnaíba durante sua gestão.

Ainda no texto, o ex-secretário menciona obras como a urbanização da orla da Pedra do Sal – apontada por Vidal como superfaturada – e a construção da estrada de acesso à Praia do Arrombado.

A reportagem da Teresina FM também entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com o intuito de obter respostas às declarações feitas pelo secretário de Turismo de Coronel José Dias, Valdomir Filho, e a coordenadora de Turismo de Castelo do Piauí, Maria Alves.

A superintendente de Turismo da Setur, Carina Câmara, rebate as alegações de falta de infraestrutura para receber os turistas no litoral do Piauí e assegurou que melhorias estão sendo executadas nessa região.

“Todos os anos coordenamos várias ações nas épocas de grande fluxo, que são as temporadas, em parceria com outros órgãos. Elaboramos um planejamento prévio para justamente evitar problemas relacionados à falta de água, luz e Internet. Temos notado uma melhora gradativa e uma consolidação da qualidade dos serviços das concessionárias”, salienta.

Carina Câmara, superintendente de Turismo da Setur (Foto: Divulgação/Ascom)

Sobre as ações de divulgação para atrair mais visitantes ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, a 522 km de Teresina, Carina cita as medidas que têm sido adotadas pela Setur.

“Firmamos uma parceria público-privada [PPP] com o Hotel da Serra da Capivara, cuja obra tem previsão de entrega até o final do ano. Será um equipamento novo, moderno, pronto para receber os turistas. Há ainda um acordo de construção de um Centro de Convenções e um hotel-escola”, elenca.

Quanto ao funcionamento do aeroporto de São Raimundo Nonato, que surgiu com o objetivo de possuir voos internacionais, mas ainda não conta sequer com voos nacionais regulares, a superintendente afirma que há uma negociação em curso com uma companhia aérea.

“Nossa intenção é iniciar as operações da Azul a partir de dezembro, com voos de quinta a domingo interligando o município ao Recife e a Petrolina, em Pernambuco. Essa parceria foi possível graças à isenção de impostos concedida pelo governo do Estado para que as atividades da empresa se estendessem para além de Teresina e Parnaíba”, pontua.

A gestora explica ainda como o governo do Piauí deve focar para impulsionar o turismo no estado. “Enxergamos que, como não dispomos de tantos recursos quanto gostaríamos, precisamos concentrar esforços nas regiões onde teremos um retorno de fato positivo”, completa.

Na quarta-feira (21), você confere os escândalos de corrupção na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os impasses com os professores da rede pública de ensino.

Confira a reportagem no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (20):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM