Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Política

Luciano Nunes desiste de pré-candidatura para apoiar Fábio Novo

Nunes relutava em abdicar do projeto majoritário, como desejava a maioria do PSDB; o partido em peso é a favor de Silvio Mendes (União Brasil)

Publicado por: Wanderson Camêlo 19/02/2024, 12:40

Matéria de Wanderson Camêlo e Kelvyn Coutinho

O presidente do PSDB-PI, Luciano Nunes, desistiu da pré-candidatura a prefeito de Teresina para se juntar ao petista e deputado estadual Fábio Novo, que vai representar o PT na disputa pelo comando do executivo municipal.

O anúncio de adesão aconteceu nesta segunda-feira, 19, durante coletiva de imprensa. Estiveram presentes membros do PSDB e ex-secretários de Teresina na gestão Firmino Filho.

Adesão de ala do PSDB liderada por Luciano Nunes adere a Fábio Novo (Foto: Kelvyn Coutinho / Teresina FM)

Nunes relutava em abdicar do projeto majoritário, como desejava a maioria do PSDB. O partido em peso é a favor de Silvio Mendes (União Brasil) como o pré-candidato do grupo de Ciro Nogueira (Progressistas) a prefeito da capital; a ideia era convencer Luciano a ocupar o lugar de vice.

“É com esse propósito de uma Teresina melhor que estamos aqui para nos colocarmos à disposição, para somarmos os nossos projetos. Desde o ano passado que o Fábio nos procurava, mandava mensagem, ligava, com interlocutores para uma conversa, mas só a partir deste ano que efetivamente, diante do cenário que estava sendo posto, iniciamos essa conversa. Ele buscou a todos, não só a mim, ele buscou a todos para colocar sua visão de cidade, disposição em dialogar e abertura para receber a constituição do PSDB e construirmos juntos um projeto para Teresina”, declarou Luciano.

Ex-deputado Luciano Nunes desiste de pré-candidatura para apoiar Fábio Novo. (Foto: Kelvyn Coutinho / Teresina FM)

Questionado sobre críticas de membros do diretório municipal do PSDB, especialmente do vereador Edson Melo (presidente municipal do partido) sobre a sua adesão ao nome de Fábio Novo, o ex-deputado afirmou que a direção nacional acompanhou as negociações e já está ciente da decisão.

“O diretório municipal, há muito tempo, tomou a posição de não apoiar a candidatura própria. A decisão do diretório estadual, que é a que prevalece majoritariamente, é essa. Todas as instâncias do partido existem para serem respeitadas. A direção nacional tem acompanhado [as tratativas] e está ciente da nossa decisão. Estranho esse posicionamento do vereador [Edson Melo], que foi o primeiro a conversar com o deputado Fábio sobre essa possibilidade. Acho que cada um pode se manifestar como quer, não vou discutir nem bater boca com o vereador, acho que ele tem direito de tomar as posições dele, mas essa reunião aqui foi muito representativa, mais de 50 ex-secretários e ex-gestores do PSDB, são pessoas que colaboraram para a construção de Teresina”, afirmou.

Novo tentará adesão de mais membros tucanos

O deputado Fábio Novo citou a experiência de ex-secretários municipais como um dos prós para a adesão do PSDB ao seu projeto.

“Precisamos utilizar toda essa experiência do PSDB e de todos os seus técnicos. Observe o trabalho que o Washington Bonfim tem feito não só para Teresina, mas pelo Piauí. Temos oportunidade de pensar na cidade e o próximo prefeito de Teresina não vai reconstruir a cidade se não tiver uma frente ampla e uma boa base política. É preciso dialogar com quem pensa diferente da gente, é preciso muita conversa e é isso que estamos fazendo hoje com toda a experiência do PSDB”, comentou Novo.

O pré-candidato do PT a prefeito da capital ainda disse querer dialogar com outros membros do PSDB que não aderiram ao seu nome para tentar uma possível aliança.

“Eu quero lembrar que o vereador Edson Melo aos meus 18 anos de idade foi quem fez a minha primeira filiação partidária junto com Firmino no PSDB. Ele é um amigo, ele hoje está em um partido que pensa diferente do meu sim, mas isso não me inviabiliza, ele não é meu inimigo, ele pode ter diferença política comigo e a capacidade de superar essas diferenças políticas é um sentimento muito nobre que você vai ter quando você está pensando na cidade, nós aqui estamos pensando na reconstrução da cidade”, finalizou.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM