Banner de Aniversário

Saúde

FMS realiza quase 90 mil atendimentos em saúde bucal no primeiro semestre de 2019

O número contempla as consultas realizadas pelas 244 Equipes de Saúde Bucal, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Publicado por: Wanderson Camêlo 22/07/2019, 17:44

Foto: Reprodução

A Atenção Básica de Teresina realizou quase 90 mil atendimentos odontológicos no primeiro semestre de 2019. Este foi o resultado da avaliação feita pela Gerência de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que também constatou um aumento em relação ao ano anterior, onde foram feitos cerca de 78 mil atendimentos no mesmo período.

O número contempla as consultas realizadas pelas 244 Equipes de Saúde Bucal, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural de Teresina. Segundo o gerente de Saúde Bucal da FMS, Rodrigo Martins, a maior parte dos atendimentos – cerca de 74 mil – foram consultas de rotina, reflexo das ações educativas que chamam atenção para a importância da prevenção. “Ficamos felizes em ver os usuários procurando o dentista não somente por uma questão de problema de saúde”, ressalta o gerente.

Foto: Divulgação FMS

Ele comenta que em anos anteriores era bem maior o número de usuários que procuravam o consultório somente quando sentiam dor de dente. Em 2019, os números caíram, contabilizando cerca de 12 mil atendimentos realizados neste semestre. “A dor não necessariamente leva ao procedimento de extração, mas sim para sanar aquele incômodo que o usuário teve durante aquele determinado momento”, esclarece Rodrigo Martins.

Já o número de procedimentos preventivos, como profilaxias, orientações sobre higiene bucal ou raspagem, passou de 100 mil. Individualmente, o maior número de procedimentos foi na área de restauração, tanto de dentes anteriores como posteriores, que somados chegaram a 57.481. “Nós avaliamos como positivo esse salto, tendo em vista a grande quantidade de atendimentos comparados aos anos anteriores”, afirma Rodrigo Martins.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, o aumento do número de atendimentos odontológicos na atenção básica mostra que a FMS está no caminho certo ampliando os serviços na área da assistência preventiva. “Trabalhando na prevenção vamos proporcionar mais saúde e qualidade de vida para as novas gerações”, disse Charles Silveira.

Presidente da FMS, Charles Silveira- Foto: Reprodução

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para a atenção básica, a Equipe de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família deve relacionar-se com usuários e participar da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população, além de ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, por meio de medidas de caráter coletivo e mediante o estabelecimento de vínculo territorial.

Fonte: FMS

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM