Banner de Aniversário

Saúde

Firmino Filho garante atendimento noturno em Unidades Básicas de Saúde da capital

O anúncio foi feito durante o Encontro Municipal para o Fortalecimento da Atenção Básica, realizado pela Fundação Municipal de Saúde.

Publicado por: Wanderson Camêlo 29/08/2019, 19:12

Rômulo Piauilino

O prefeito Firmino Filho anunciou hoje que a Prefeitura de Teresina está viabilizando a execução, ainda neste semestre, do projeto piloto que prevê a abertura de oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no período noturno, das 17h às 21h, ampliando a jornada total para 60 horas.  O anúncio foi feito durante o Encontro Municipal para o Fortalecimento da Atenção Básica, realizado pela Fundação Municipal de Saúde.

“Já temos todos os estudos para ampliação do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde. Devem abrir as UBSs mais distantes dos 11 hospitais e das três UPAs existentes. Agora, estamos negociando com o Ministério da Saúde se adotamos esta lógica local e ao mesmo tempo garantindo o financiamento federal”, explicou o prefeito.

“Com a implantação estratégica do terceiro turno em oito UBS, nós iremos fortalecer a Atenção Básica, que é a porta preferencial do SUS. Como esta área é o pilar assistencial, as melhorias alcançarão a rede de saúde inteira, inclusive contribuindo para diminuir o número de internações”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

O Governo Federal também tem iniciativa para ampliar atendimento nas UBS no turno da noite, através do Programa Saúde na Hora. O representante do Ministério da Saúde, Otávio Pereira D’ Avila, presente no evento, falou sobre a proposta. “A Atenção Básica é a principal prerrogativa do Governo Federal, que tem planos de implementar mudanças estruturais e dar prioridade orçamentária. Estamos discutindo possibilidades de readequação de rede para a implantação do terceiro turno nas UBSs de Teresina”, informou.

No Encontro, foram discutidas propostas para o aprimoramento da Atenção Básica em Saúde e os desafios para um atendimento acolhedor, integral e resolutivo. Nas Unidades Básicas de Saúde, os usuários podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. Ali, são ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM