Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Piauí tem 58 casos suspeitos de varíola dos macacos, afirma Sesapi

Segundo boletim da pasta, estado conta ainda com quatro casos confirmados

Publicado por: Caio Rabelo 01/09/2022, 11:31

O Painel Epidemiológico Monkeypox da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registra que o Piauí conta com 58 casos suspeitos de varíola dos macacos. Ainda segundo o boletim, são quatro casos confirmados.

Todos os infectados pela doença são do sexo masculino. Dois deles são pessoas entre 20 e 29 anos, um entre 30 e 39 anos e outro entre 40 e 49 anos.

Varíola dos macacos já infectou quatro pacientes no Piauí (Foto: Divulgação/Governo do Brasil)

Dois dos acometidos pela varíola dos macacos são naturais de Teresina, um de Parnaíba e o outro de Batalha.

Teresina é a cidade com mais casos suspeitos, com 26 ao todo. Um destes é provável e outros cinco são descartados. Parnaíba é o segundo município no ranking estadual, com sete suspeitos e mais dois descartados.

Na última segunda-feira (29), a Sesapi lançou oficialmente o Painel Epidemiológico Monkeypox, disponível em seu site oficial. No painel, é possível ter acesso aos números de casos notificados, suspeitos, prováveis, descartados, confirmados e óbitos da doença.

O secretário de Saúde, Néris Júnior, afirma que os números do Painel Epidemiológico são atualizados automaticamente.

“À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e o painel é atualizado. Basta acessar o site e clicar em Painel Epidemiológico Monkeypox”, declara.

Neris Júnior destaca ainda a importância do compartilhamento das informações sobre a doença. “É importante que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se estiver infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença”, afirma o gestor.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM