Banner de Aniversário

Teresina

Caso Janaína: Universidade toma providências vetando festas no campus

UFPI também abrirá sindicância interna para apurar o caso.

Publicado por: Caio Rabelo 31/01/2023, 10:35

Matéria de Gabriel Prado

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tomou providências sobre o caso de assassinato da  estudante Janaína Bezerra. Dentre uma das primeiras medidas, a instituição de ensino superior suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas nessa segunda-feira (30). A UFPI informou que a atitude foi em função do luto oficial e que nesse momento é necessário solidariedade por todos da comunidade acadêmica.

Janaína Bezerra (Foto: reprodução/rede social)

A UFPI também comunica que todas as atividades de caráter não-acadêmico, eventos e festividades, estão suspensas desde já. A medida foi amplamente criticada pelos corpos docente e discente da Universidade, que não culpabilizam a o evento onde ocorreu a fatalidade. Confira a nota emitida pela UFPI:

“A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reconhece a importância histórica do movimento estudantil no país e no Estado, e acolhe essa atuação na Instituição. No entanto, diante das atuais circunstâncias, a realização de eventos festivos que extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico estará suspensa até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade.”

Vigília em homenagem à Janaína Bezerra (Foto: Gabriel Prado)

A universidade também abrirá uma sindicância interna para apurar a morte da estudante Janaína.

“Além disso, a UFPI, considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas por seus docentes, servidores e estudantes, elaborará, por meio de comissão constituída para esse fim, um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero”

Ações por parte dos corpos docente e discente

O Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), em conjunto com a coordenação e com o departamento do curso de jornalismo da UFPI, promoverão atividades que servirão como momentos de reflexão, aprendizagem e fortalecimento espiritual e psicológico, abertas ao público.

Na próxima quarta-feira (1) às 16 h, no auditório do CCE, acontecerá uma Roda de Conversa com o psicólogo e professor Thayro Carvalho, do curso de Psicologia da UFPI.

Assembleia do DCE

Hoje pela manhã, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizará uma assembleia a fim de abrir espaço para os centros acadêmicos e entidades de trabalhadores, especialmente a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) e o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI), com intuito de discutir uma pauta de reivindicação que vise dar propostas concretas sobre a segurança na universidade.

Medidas protetivas

Em nota divulgada à imprensa, a administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) anuncia, nesta terça-feira (31), algumas medidas protetivas tomadas em virtude dos recentes acontecimentos relacionados ao assassinato da jovem estudante de jornalismo, Janaína Bezerra.

Confira nossa matéria sobre a nota aqui.

Sobre o caso

Janaína Bezerra, estudante do curso de jornalismo na UFPI, morreu no último sábado (28), após uma calourada na Universidade. Conforme o laudo divulgado pelo Instituto de Medicina Legal (IML), ela teve uma fratura no pescoço e apresentava lesões pelo corpo e indícios de violência sexual.

Mais matérias sobre o caso:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM