Banner de Aniversário

Esporte

Esporte é Notícia #11: Tubarão e Cachorro Louco representam Parnaíba e Oeiras no futebol piauiense

Clássico entre Flamengo-PI e Fluminense-PI agita 2ª rodada do Estadual; Robert Lewandowski leva prêmio The Best para casa

Publicado por: FM No Tempo 18/01/2022, 12:32

O Esporte é Notícia continua com o quadro iniciado na última quinta-feira (13). Durante sete dias, a reportagem da Teresina FM irá trazer dois clubes piauienses, contar as histórias de seus respectivos mascotes e explicar os motivos por trás da adoção desses símbolos. As equipes desta terça-feira (18) guardam semelhanças e diferenças: ambas são azulinas, mas a primeira é a pioneira do futebol piauiense e a segunda é novata.

Parnahyba

O Parnahyba Sport Club, fundado em 1º de maio de 1913, é o clube mais antigo do Piauí. Nos primeiros anos do século XX, mais precisamente entre 1916 e 1941, o Campeonato Piauiense era disputado em duas ligas distintas: uma em Teresina e outra em Parnaíba. O Azulino venceu a edição inaugural e posteriormente levantaria a taça em outras sete ocasiões, a última em 1940.

Tubarão Azulino, mascote do Parnahyba (Foto: Renato Zaraskyz)

Depois disso, só voltaria a se sagrar campeão após 64 anos, em 2004, quando emplacou um tricampeonato consecutivo. Seu último título estadual foi conquistado em 2013, no ano do centenário.

Toda vez que chovia, alagava o Piscinão. Tanto o gramado quanto a arquibancada geral ficavam encharcados. Como Parnaíba fica na região litorânea, todo time que vinha jogar aqui tinha que fazer a dança do Tubarão, ou seja, sofrer pressão do ataque azulino. “Essa nova onda que chegou, é a dança do Tubarão” era um dos cânticos entoados pela torcida parnaibana.

Oeirense

A Associação Atlética Oeirense é um clube extremamente novo, fundado apenas em 2019. Trata-se do sucessor do Oeiras Atlético Clube, licenciado das atividades profissionais desde 2015.

Cachorro Louco, mascote do Oeirense (Foto: Jackson Nunes)

De lá para cá, conquistou a Série B do Campeonato Piauiense na temporada passada e ganhou o direito de disputar a primeira divisão em 2022. Conseguiu arrancar um empate com o River-PI, maior campeão estadual, em sua grande estreia no torneio de elite.

A escolha do Cachorro Louco como mascote oficial do clube surgiu pelas características que o animal possui, de ser amigo, companheiro, mas também destemido e valente quando preciso. Representa, portanto, uma equipe aguerrida, mas sempre próxima ao seu torcedor.

Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (17) o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil de 2022. O torneio é considerado o mais democrático do país, uma vez que reúne 92 clubes de todas as quatro divisões nacionais em sistema eliminatório.

No sorteio, os clubes conheceram seus rivais na fase inaugural da competição: o Jacaré enfrentará o Sport Recife, equipe que disputa atualmente a Série B do Brasileirão, enquanto o Vaqueiro receberá o Oeste-SP, companheiro de Série D.

Troféu da Copa do Brasil será entregue em 19 de outubro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Os confrontos únicos, ou seja, sem partida de volta, serão disputados no Piauí, pois tanto Altos quanto Fluminense estão classificados abaixo de seus adversários no Ranking Nacional de Clubes da CBF e, desse modo, ganham o direito ao mando de campo. Em caso de empate, a vaga fica com os visitantes, devido ao mesmo critério; não haverá prorrogação ou disputa de penalidades.

Se ambos avançarem à segunda fase, os piauienses duelarão com os vencedores de Costa Rica-MS x ABC-RN e Salgueiro-PE x Santos, respectivamente. Nesta etapa do torneio, novamente decidida em partida única, caso haja empate, a classificação é definida nos pênaltis.

Quanto à data das partidas, a CBF informou que serão realizadas entre os dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março. Em relação ao local, os confrontos devem acontecer ou no estádio Lindolfo Monteiro ou no Albertão, já que as duas equipes mandam seus jogos em Teresina.

Campeonato Piauiense

A segunda rodada do Piauiense 2022 tem início na noite desta terça com o clássico inspirado nos homônimos cariocas: Fluminense-PI e Flamengo-PI se enfrentam às 21h30 no Estádio Lindolfo Monteiro.

Mário Sérgio marca duas vezes para colocar Tricolor na liderança do Piauiense (Foto: Neyla Monteiro/Fluminense E.C.)

Na estreia, o Tricolor goleou o Parnahyba por 3 a 0 e assumiu a ponta da tabela, enquanto o Rubro-Negro ficou no empate sem gols com o 4 de Julho. Agora, o Vaqueiro busca ampliar a vantagem na liderança, ao passo que o Mais Querido deseja somar os primeiros três pontos na competição.

O complemento da rodada acontece na quarta (19) com as seguintes partidas: 4 de Julho x Oeirense na Arena Ytacoatiara e Altos x Parnahyba no Lindolfo Monteiro, ambas às 20h. Na quinta-feira (20), River-PI e Cori-Sabbá fazem o último duelo, também às 20h, mais uma vez no Lindolfo.

Prêmio The Best FIFA

O atacante polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo da temporada 2020/21 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). O centroavante venceu o prêmio The Best, organizado pela entidade, nesta segunda, em cerimônia ocorrida em Zurique, na Suíça.

Lionel Messi, astro do Paris Saint-Germain e da Seleção Argentina, que havia vencido a Bola de Ouro da conceituada revista France Football, ficou em segundo lugar na premiação da FIFA. Na sequência veio o egípcio Mohamed Salah, estrela do Liverpool.

Robert Lewandowski, melhor jogador do mundo pela FIFA (Foto: Reprodução/Instagram)

Em 2020/21, Lewandowski anotou 69 gols em 69 partidas por Bayern de Munique e Seleção Polonesa. Conquistou o Campeonato Alemão, a Supercopa da Alemanha e recebeu a honraria de maior artilheiro do futebol europeu.

Dessa forma, o polonês se junta a Ronaldinho Gaúcho como quarto maior vencedor do prêmio da FIFA, ambos com duas conquistas cada. A dupla fica atrás somente de Zidane e Ronaldo Fenômeno, com três; Cristiano Ronaldo, com cinco; e o próprio Lionel Messi, líder isolado com seis vitórias.

O resultado marcou a primeira vez desde 2004 que os ganhadores das duas premiações (FIFA e France Football) são diferentes. Naquele ano, a entidade máxima do futebol mundial elegeu Ronaldinho, enquanto a revista francesa escolheu o ucraniano Andriy Shevchenko.

Confira o quadro completo no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (18):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM