Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Esporte é Notícia #14: Leão e Bode protagonizam clássico de sete décadas em Campo Maior

Caiçara e Comercial são clubes em destaque da vez; River assume vice-liderança e Parnahyba enfim vence no Piauiense

Publicado por: FM No Tempo 27/01/2022, 12:26

O Esporte é Notícia continua com o quadro iniciado neste mês de janeiro. Durante sete dias, a reportagem da Teresina FM irá trazer dois clubes piauienses, contar as histórias de seus respectivos mascotes e explicar os motivos por trás da adoção desses símbolos. As equipes desta quinta-feira (27) realizam o clássico confronto da cidade de Campo Maior, disputado há quase 70 anos.

Mascotes dos Clubes – Parte 5

Caiçara

O Caiçara Esporte Clube foi fundado em 1954 por comerciantes da Casa Morais, estabelecimento que concorria diretamente com a Casa Inglesa, loja popular na cidade de Campo Maior em um contexto pós-Segunda Guerra.

Leão, mascote do Caiçara (Foto: Valdemir Júnior)

A nova loja atraiu alguns funcionários descontentes com a situação trabalhista da Casa Inglesa, dos quais uma parcela significativa jogava ou fazia parte da diretoria do clube local mais importante à época, o Comercial Atlético Clube.

Os fundadores do Caiçara atribuíram ao clube a alcunha de “Leão da Terra dos Carnaubais”, em referência à garra e perseverança sempre presentes na torcida da equipe, bem como à região na qual a instituição era sediada.

Em 2021, o Leão participou da Série B do Campeonato Piauiense, após cinco anos de ausência em torneios oficiais da Federação de Futebol do Piauí (FFP). Para a competição, o clube contratou o técnico português Luís Miguel, especializado em divisões de acesso com quatro promoções no currículo, mas não conseguiu obter a classificação para a elite estadual.

Comercial-PI

Já o arquirrival do Caiçara foi fundado em 1945, mas aderiu ao profissionalismo somente cinco anos depois. Tem um único título estadual, conquistado em 2010, e um vice-campeonato na temporada seguinte.

Bode, mascote do Comercial-PI (Foto: Valdemir Júnior)

Ainda em 2011, fez sua estreia na Copa do Brasil, sendo eliminado para o Palmeiras ainda na primeira fase. No mesmo ano, disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, na qual permaneceu em 2012.

Porém, no ano posterior, o estádio Deusdeth de Melo foi interditado e o clube ficou fora da elite estadual por duas edições, retornando apenas em 2015 para a Série B do Piauiense.

De acordo com o ex-presidente Luiz Carlos Gomes, o bode, mascote do Comercial-PI, é um símbolo da própria cidade de Campo Maior, reconhecida a nível nacional por sua excelência na criação e comercialização de caprinos.

Campeonato Piauiense

River-PI 2 x 0 Altos

Em um clássico moderno do futebol piauiense, o River-PI levou a melhor sobre o Altos, atual campeão estadual, vencendo por 2 a 0 a partida válida pela 3ª rodada do Estadual e realizada nesta quarta-feira (26) no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

River-PI derrota Altos e é novo vice-líder do Piauiense (Foto: Jackson Nunes/River A.C.)

O Galo contou com uma atuação de gala do meia Juninho Arcanjo, ex-jogador do Jacaré e peça fundamental no acesso do antigo clube à Série C do Brasileirão em 2020. O atleta marcou um gol, de pênalti, e deu uma assistência para o companheiro Marciano.

A vitória permitiu que o River-PI chegasse aos sete pontos e roubasse a vice-liderança do Altos, que caiu para o 4º lugar na tabela, com apenas quatro. No próximo sábado (29), o Tricolor enfrenta o arquirrival Flamengo-PI, novamente no Lindolfo, pela 4ª rodada do Piauiense, enquanto o Alviverde volta a disputar a Copa do Nordeste em duelo fora de casa contra o Sampaio Corrêa-MA.

Cori-Sabbá 0 x 2 Parnahyba

O Parnahyba finalmente venceu a primeira no Campeonato Piauiense! Bastou uma noite inspirada em Floriano para o Tubarão enfim reencontrar o caminho dos triunfos, ainda que longe de sua torcida.

Cori-Sabbá perde mais uma e segue sem vencer no Estadual (Foto: Reprodução/Instagram)

Diante de um Cori-Sabbá dentro de seus domínios, no estádio Tibério Nunes, o Azulino abriu o placar nos acréscimos da etapa inicial com uma cabeçada certeira de Kakim na grande área. No segundo tempo, o zagueiro Alex Maranhão aproveitou uma bobeada da defesa adversária e completou o marcador.

O resultado ajudou o Parnahyba a alcançar a 6ª colocação e se afastar da zona de rebaixamento, somando quatro pontos. Por outro lado, a Águia de Floriano ocupou o lugar vazio da lanterna, tendo conquistado um único ponto até aqui.

Próximos jogos – 4ª rodada

Fluminense-PI x 4 de Julho (Lindolfo Monteiro, 27/01, 20h)

Flamengo-PI x River-PI (Lindolfo Monteiro, 29/01, 16h)

Altos x Oeirense (Lindolfo Monteiro, 02/02, 20h)

Confira o quadro completo no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (27), a partir de 1:22:35 a 1:29:58 e 1:55:52 a 2:00:00:

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM